top of page

Aprendendo com o Mundo (Worldschooling)

Em meio a malas e listas do que levar, presentes para comprar e tudo que envolve viajar por 2 meses (estamos prontos para mais aventuras) quase não tive tempo para pensar num post que seria ideal para esta semana. Aí , como sempre estou lendo artigos e livros sobre assuntos variados, me deparei com um sobre Worldschooling (o mundo é uma escola). Fiquei super entusiasmada. Não! Não estou planejando em tirar as crianças da escola mas acho que de uma certa forma já estamos utilizando um pouco deste aprendizado aqui em casa. O que é worldschooling? Worldschooling não e um método mas uma filosofia de ensino. Mesmo as crianças que frequentam a escola tradicional podem se beneficiar- e muito- com esta maneira divertida de aprender. O propósito é estar mais presente com seus filhos e ver oportunidades de aprendizado em todos os lugares que você visitar. Quais são os benefícios? Está comprovado que as crianças aprendem muito e mais fora da sala de aula. Segundo a Universidade de Geórgia, viajar ajuda as crianças a se saírem melhor na escola entre outras vantagens.

Expô-las a novas culturas, línguas e lugares aumentam sua curiosidade e vontade de aprender mais. E não pense que e muito estressante viajar com crianças. Elas aprendem rapidinho a entrar no ritmo e podem se tornar ótimas companheiras de viagem.

Dividir essas experiências aproxima e fortalece os laços familiares e dá as crianças habilidades que vão levar para a vida toda como a ter mais paciência, a se adaptar a novos lugares e rotinas, a aprender a respeitar outras pessoas. Ainda aprendem matemática (conversão de moedas, horários de trens, fuso horários), ciências, geografia(diferença de terrenos, rios, oceanos, flora e fauna). Sem contar que história, arte, arquitetura, culinária, música e dança as encantam.

As diferenças de línguas e dialetos nem se fala! Mesmo que elas usem apenas o básico, só de ouvirem e usarem uma nova língua não tem preço. Outra vantagem é que elas aprendem a se divertir sem precisarem estar grudadas num computador o tempo todo ou com uma caixa cheia de brinquedos.

Worldschooling não precisa acontecer só em outros países. Tente na sua própria cidade. Vá a parques diferentes, explore museus, assista a um balé , um concerto. Visite bibliotecas. São tantas as opções! Existem aplicativos para aprender uma nova língua (Duolingo é o queridinho aqui de casa), tours virtuais de museus e monumentos pelo mundo. O importante é dar as crianças a oportunidade de saírem da rotina que é a sala de aula e ao mesmo tempo experimentar o que aprendem nela. Despertar nas crianças a vontade de saber mais, conhecer algo que não é familiar. Acredite,elas vão amar.

Não é a toa que meus filhos perguntam várias vezes se a gente não pode viajar o mundo por um ano. Humm! Sabe que não é uma ideia ruim!

By : Maria Esther DeMaggio

10 visualizações0 comentário
bottom of page